Jardins filtrantes são soluções sustentáveis e baratas, que ajudam a aproveitar ao máximo os recursos naturais evitando desperdícios desnecessários. E para garantir que não haja vazamentos e outros problemas similares que comprometam seu jardim, fazer o teste de manta em jardins filtrantes é o ideal.

Sobretudo porque através desse teste, é possível verificar a presenta de furos e outras descontinuidades na lona impermeabilizante que possam resultar no vazamento da água para o subsolo.

O que é um jardim filtrante?

Um jardim filtrante é um pequeno lago com pedras, areia e plantas aquáticas cuja base possui uma lona ou outra estrutura impermeabilizante. Seu objetivo é oferecer um novo destino a águas cinzas, ou seja, os líquidos que saem dos chuveiros, tanques e máquinas de lavar.

Eles contribuem para a sustentabilidade evitando descarte de escoto não tratado. E ainda permitem a reutilização da água em irrigação de lavouras, lavagens de pisos e janelas, uso em vasos sanitários e demais utilizações adequadas.

Sobre o teste de manta em jardins filtrantes

O teste eletrostático é feito com o uso de um aparelho, o imperdetector. Esta tecnologia deve ser operada através de mão de obra qualificada que irá inspecionar, através da condução elétrica, a presença de falhas, furos ou então outros tipos de descontinuidades na impermeabilização da piscina.

O processo é rápido e eficaz e não necessita paralisar outras etapas da obra para sua execução. Em apenas 40 minutos, é possível realizar o teste de estanqueidade em toda a área impermeabilizada.

Teste eletrostático – a melhor opção para testar estanqueidade em jardins filtrantes

O teste eletrostático em jardins filtrantes é feito de forma rápida, em apenas 40 minutos. Além disso, com esse teste usa condução elétrica para sua execução, não é preciso haver gastos com locação de tanques d’água.

Também não há desperdício de recursos hídricos durante a execução do teste. Então, para construções que seguem um conceito mais sustentável como jardins filtrantes, o teste eletrostático sem dúvida é um grande aliado.

Como funciona o teste de manta em jardins filtrantes pelo método eletrostático?

O teste de estanqueidade eletrostático feito em jardins filtrantes é feito usando apenas 3 recursos básicos:

  1. Mão de obra qualificada para executar o teste
  2. Aparelho imperdetector
  3. E os EPIs necessários para uso durante o teste de estanqueidade eletrostático.

Com estes recursos é possivel fazer o teste, buscando por falhas e descontinuidades na manta impermeabilizante do jardim filtrante. Ao detectar qualquer falha ou micro furo, o aparelho emite bip sonoro indicando a localização da falha que necessita de reparo.

Ou seja, com o teste é possível garantir 100% a qualidade da impermeabilização nos jardins filtrantes. E mais, após a execução do teste, ainda é emitido um certificado atestando a estanqueidade do sistema impermeabilizante.

Por que é importante realizar o teste de manta em jardins filtrantes?

É muito importante realizar o teste de estanqueidade em jardins filtrantes pois só através dele é possível ter certeza de 100% do estanque da impermeabilização, garantindo a melhor qualidade dessa estrutura e evitando e prevenindo possíveis vazamentos e danos que comprometam a eficiência do jardim filtrante no futuro.

Além disso, a realização do teste de manta em jardins filtrantes é necessária conforme determina a norma NBR 9575 que exige certificação comprovada de teste aprovado em quaisquer construções impermeabilizadas.

Conheça nossos serviços!

Como pode perceber, realizar o teste de manta em jardins filtrantes é um cuidado extremamente necessário em qualquer projeto que faça uso de sistemas impermeabilizantes.

Nesse caso, optar pelo teste eletrostático sem dúvida é a melhor escolha, sobretudo porque ele oferece mais agilidade, precisão eficiência e economia ao seu projeto.

Na Ralife Engenharia trabalhamos com a oferta de testes de manta eletrostático para diferentes estruturas ou então construções. Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?