Qualquer superfície que esteja suscetível a ocorrência de vazamentos e infiltrações necessita de um teste de estanqueidade. Se você precisa fazer um teste de estanqueidade em reservatórios, saiba que existem algumas soluções disponíveis.

Mas a melhor opção do mercado hoje para essa função é sem dúvida o teste eletrostático imperdetector. Principalmente para quem busca qualidade, rapidez e eficiência na hora de aplicar o teste de estanqueidade em reservatórios.

O que é o teste de estanqueidade em reservatórios

O teste de estanqueidade em reservatórios trata-se de um processo feito para detectar vazamentos de água em reservatórios de expansão. Seu objetivo basicamente é impedir que problemas como este acabem comprometendo o sistema de arrefecimento do reservatório.

Portanto, quem trabalha com a instalação de reservatórios é importante fazer o teste de estanqueidade. Desse modo é possível identificar a localização do vazamento e promover seu devido reparo.

Como é realizado o teste eletrostático?

Para impedir que haja qualquer tipo de vazamento, o ideal é fazer o teste de estanqueidade em 100% das peças produzidas. Assim, será possível certificar que a qualidade do sistema de reservatório está preservada, preservando a segurança de quem for usar o reservatório.

O teste de estanqueidade pode ser feito por meio de vários métodos. Mas, um dos que vem ganhando destaque por sua rapidez e eficiência é o teste eletrostático.

O teste eletrostático consiste em um método que detecta a presença de vazamentos por condução elétrica. Nesse teste usa-se um aparelho chamado imperdetector para inspecionar o reservatório em busca de pontos de vazamento.

Ao identificar qualquer indicio de vazamento de fluidos, o aparelho emite um bip sonoro apontando a localização exata do vazamento em questão. Assim, todos os reparos necessários são feitos e um novo teste e realizado no reservatório para saber se o problema foi 100% solucionado.

O teste de estanqueidade em reservatórios com imperdetector é um teste rápido, feito em poucos minutos. Além disso, esse é um teste seguro que identifica com precisão a extensão do furo, examinando por completo o sistema.

Outra vantagem do teste eletrostático é a economia. Isso porque, em relação aos outros métodos, esse teste gera menos desperdícios e, consequentemente, menos despesas durante sua execução. Fora que se custo de mercado tende a ser 15% mais barato que outros métodos para testar estanqueidade em reservatórios.

Ao final da execução do teste, emite-se um certificado atestando o nível de estanqueidade do sistema de reservatórios. Desse modo, com o teste eletrostático é possível ter a garantia e tranquilidade de que todo o sistema está sem vazamentos.

Precisando fazer teste de estanqueidade em reservatórios? A Ralife Engenharia pode ajudar!

Agora você já sabe a importância de fazer o teste de estanqueidade em reservatórios e qual o melhor método para isso. Mas então, surge a dúvida: onde contratar um teste de estanqueidade eletrostático?

Por ser um teste que envolve tecnologia avança e conhecimento especifico de sua aplicação o ideal é contar com uma empresa especializada para fazer o teste. A Ralife Engenharia é uma empresa que está há anos atuando no segmento de teste de estanqueidade em vários segmentos.

Efetuamos a execução do teste de estanqueidade em reservatórios aplicando a tecnologia do teste eletrostático para oferecer o melhor resultado. Seja na detecção de vazamento em reservatórios, mantas asfálticas, piscinas ou qualquer outra área impermeabilizada.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços. Solicite um orçamento sem compromisso!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?