Para impedir que haja qualquer tipo de vazamento, o ideal é fazer o teste de estanqueidade em 100% das peças produzidas. Assim, será possível certificar que a qualidade do sistema de reservatório está preservada, preservando a segurança de quem for usar o reservatório.
O teste de estanqueidade pode ser feito por meio de vários métodos. Mas, um dos que vem ganhando destaque por sua rapidez e eficiência é o teste eletrostático.
O teste eletrostático consiste em um método que detecta a presença de vazamentos por condução elétrica. Nesse teste usa-se um aparelho chamado imperdetector para inspecionar o reservatório em busca de pontos de vazamento.
Ao identificar qualquer indicio de vazamento de fluidos, o aparelho emite um bip sonoro apontando a localização exata do vazamento em questão. Assim, todos os reparos necessários são feitos e um novo teste e realizado no reservatório para saber se o problema foi 100% solucionado.
O teste de estanqueidade em reservatórios com imperdetector é um teste rápido, feito em poucos minutos. Além disso, esse é um teste seguro que identifica com precisão a extensão do furo, examinando por completo o sistema.
Outra vantagem do teste eletrostático é a economia. Isso porque, em relação aos outros métodos, esse teste gera menos desperdícios e, consequentemente, menos despesas durante sua execução. Fora que se custo de mercado tende a ser 15% mais barato que outros métodos para testar estanqueidade em reservatórios.
Ao final da execução do teste, emite-se um certificado atestando o nível de estanqueidade do sistema de reservatórios. Desse modo, com o teste eletrostático é possível ter a garantia e tranquilidade de que todo o sistema está sem vazamentos.