O teste de estanqueidade eletrostático em piscinas é a opção ideal para quem precisa testar a qualidade da impermeabilização e certificar que não há falhas, estando o sistema impermeabilizante 100% de estanque.

Diferentemente dos testes com lâminas d’água, que levam dias para sua conclusão, o teste eletrostático garante uma maior precisão, assim como resultados em apenas 40 minutos.

O que é o teste de estanqueidade eletrostático em piscinas?

Basicamente, o teste de estanqueidade eletrostático é um método que usa tecnologia de ponta para testar a impermeabilização de piscinas buscando por falhas ou então furos que possam comprometer a qualidade e resistência da manta impermeabilizante.

O teste de estanqueidade eletrostático em piscinas é feito através de um equipamento que funciona por condução elétrica. Por meio dele, é possível identificar pontos descontinuados na estrutura da impermeabilização das piscinas que possam acarretar em problemas futuros como vazamentos, ou então rachaduras, entre outros.

Sua aplicação envolve o uso de poucos recursos, assim como não gera desperdícios e ainda confere maior rapidez e economia na hora de avaliar a estanqueidade em superfícies impermeabilizadas.

Onde pode ser feito o teste de estanqueidade eletrostático em piscinas?

O teste eletrostático de estanqueidade pode ser feito nas seguintes piscinas:

  • Piscinas residenciais.
  • Em Piscinas de lazer como raias individuais
  • Piscinas de competição olímpica ou então semiolímpica
  • Piscinas públicas.

Como funciona o teste de estanqueidade eletrostático em piscinas?

O teste eletrostático é feito com o uso de um aparelho, o imperdetector. Esta tecnologia deve ser operada através de mão de obra qualificada que irá inspecionar, através da condução elétrica, a presença de falhas, furos ou então outros tipos de descontinuidades na impermeabilização da piscina.

O processo é rápido e eficaz e não necessita paralisar outras etapas da obra para sua execução. Em apenas 40 minutos, é possível realizar o teste de estanqueidade em toda a área impermeabilizada.

Por que fazer o teste de estanqueidade eletrostático em piscinas?

Realizar o teste de estanqueidade em piscinas é de suma importância. Fazer esse teste confere maior segurança em projetos que envolvam superfícies impermeabilizadas. Sobretudo porque esse teste ajuda a prevenir infiltrações, umidade e outros problemas futuros, garantindo maior qualidade em qualquer construção.

Além disso, o teste de estanqueidade eletrostático é uma exigência da norma da NBR 9575 pelo Corpo de Bombeiros que exige certificação comprovada de teste aprovado para seguir as demais etapas de construção.

Ao não obter o Laudo ART – Anotação de Responsabilidade Técnica entregue após o teste aprovado por uma empresa profissional e qualificada pode haver multas, além dos riscos expostos a construção e segurança da obra.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Posso te ajudar?