Geomembranas de PEAD devem passar por teste de estanqueidade
As Geomembranas de PEAD são mantas utilizadas para impermeabilização e contenção de rejeitos líquidos e sólidos. Este é um sistema bastante usado em projetos que visam a preservação ambiental, sendo aplicável em áreas como aterros, reservatórios, canais, diques de contenção, túneis, projetos de despoluição de rios e praias, silos e paióis.
Também são utilizadas na agricultara, como por exemplo, para impermeabilizar sistemas de irrigação e açudes, estanqueiras ou mesmo lagos de tratamento de liquide de animais.
Essas geomembranas evitam a passagem de líquidos e garantem o estanque dos sistemas eliminando possibilidades como contaminação do lençol freático.
Por isso é muito importante se certificar de que esta manta possua um excelente nível de estanqueidade. Do contrário falhas nesse sistema podem causar prejuízos ao meio ambiente.
E não há forma melhor de certificar a qualidade desse sistema impermeabilizando do que fazendo o teste de estanqueidade. Este é um teste recomendado pela norma NBR 9575 e que é feito para atestar a qualidade e resistência de uma impermeabilização.
Como funciona o teste de estanqueidade em membranas de PEAD
O teste de estanqueidade em membranas de PEAD é uma forma de garantir a qualidade do estanque das impermeabilizações através da busca por descontinuidades ou falhas ao longo do conjunto de membranas.
Ao buscar por essas falhas ou descontinuidades na impermeabilização é possível fazer os reparos necessários e interromper quaisquer problemas que possam deixar, por exemplo, que efluentes e outros resíduos não sejam estancados com êxito e acabem causando danos, muitas vezes irreversíveis.
O objetivo do teste de estanqueidade em membranas de PEAD é checar se há ou não vazamentos na impermeabilização e proporcionar a chance de corrigir, caso haja algum furo, falha ou descontinuidade na obra.