Quando se trata de testar impermeabilizações em edifícios, muitos gestores e empreiteiros se questionam se tal medida não representa um desperdício de tempo e dinheiro. Contudo, com o teste de estanqueidade Holiday Detector, é possível avaliar impermeabilizações com mais economia em todos os sentidos.
Muitos não sabem, mas fazer o teste de estanqueidade é uma recomendação lega, definida pela norma ABNT NBR 9575.
Quando esse teste é feito com água, é necessário paralisar ao menos 70% das atividades elétricas, de alvenaria e hidráulicas. Além disso, o gasto com água no decorrer do teste é considerável, o que eleva os custos da obra. Sem falar no desperdício hídrico que só prejudica o meio ambiente.
O teste de estanqueidade Holiday Detector, por outro lado vai de encontro a tudo isso. Trata-se de um método moderno, econômico e ágil de testar impermeabilizações que vem sendo cada vez mais aplicado na Construção Civil.
O que é o teste de estanqueidade Holiday Detector?
O teste de estanqueidade Holiday Detector tem sido muito utilizado durante a etapa de avaliação da impermeabilização de uma obra. Seu principal atrativo está na redução do gasto e maior eficiência dentro dos canteiros de obras.
Isso é possível graças ao seu mecanismo de aplicação por condução elétrica. Com o aparelho Holiday detector de última geração, é possível identificar as descontinuidades e falhas nos locais impermeabilizados.
Em poucos minutos há uma completa e eficiente inspeção em toda superfície com impermeabilização. Ao detectar qualquer falha, por menor que seja, o aparelho emite um bip sonoro apontando o local onde há a descontinuidade.
Então, nesse local deve ser feito o ajuste e depois realizado o teste novamente. Assim há uma maior garantia de que a impermeabilização está 100% estanque.
Além disso, com a finalização do teste, emite-se um laudo técnico, que atesta a estanqueidade em relação a impermeabilização da obra.